quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A titularidade libertária!



O grupo Asa Branca de Criminologia hoje comemora mais uma vitória da criminologia crítica. Hoje, temos a notícia de que a Professora Vera Regina Pereira de Andrade passa a ser Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC. Hoje demos mais um passo para o rompimento dos muros visíveis e invisíveis das Universidades Públicas brasileiras repletas de desafios que envolvem a integração de teorias radicais como o abolicionismo penal e a atuação de movimentos sociais.



Felizes estamos aqui, no nordeste, por essa vitória e por tudo que representa a professora Vera no pensamento crítico, no espaço acadêmico nacional. 



Foi ela que inspirou nossas primeiras leituras, com ela demos os primeiros passos da criminologia, e, é com sua força, vitalidade e sensibilidade que continuamos trilhando o árduo caminho da crítica criminológica.



Professora Vera, estamos todas juntas*, no desafio permanente da luta contra os punitivismos, machismos... E tantos outros "ismos" que promovem o genocídio diário na nossa sociedade brasileira. 



A sua luta, simbolizada na “vigilância sobre o (des)respeito aos direitos humanos no marco do funcionamento efetivo (deslegitimado) do sistema penal” (ANDRADE, 2012, p. 99), é a nossa luta é, nesse momento, rogamos que seja eternizada no coração daqueles que partilham o ideal libertário, e mais, que ela seja impregnada de sangue e suor, flores e afeto, nas paredes frias, burocratizadas e indiferentes, do sistema de justiça criminal.


Nesse momento de festa, temos que parabenizar a UFSC por ter uma professora Titular da dimensão de Vera Regina e agradecer a nossa eterna guru por ela ser, simplesmente sendo quem é, nos estimular a alçar o vôo da Asa Branca nesse solo tão árido que é o espaço acadêmico.

Parabéns Professora Vera!!!!!


* No feminino, mesmo, com o carinho de todos e todas, porque neste grupo, somos maioria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário